Forum

You need to log in to create posts and topics.

11 METROS (Faixa do Cidadão) - Os bons tempos estão de volta.

O ano era 1996, a propagação escancarada. Nascia então o Grupo Rádio Brasil PAPA DELTA, com pretensões simples. A intenção era aproveitar a propagação e bater papo com os operadores onzemetristas do Brasil. Grupos internacional povoavam as frequências de 27.455 e 27.555. Eram Grupos poderosos, com o Grupo Rádio Itália, ALFA TANGO, entre outros que até hoje ocupa a banda dos 11 milhões de amigos.

Muitos operadores brasileiros dos 11 metros naquela época, integravam nesses grandes grupos interacionais, recebendo unidades, e representando-os aqui no Brasil. Nessa época, por iniciativa do PX1I2685 - Francisco Jacson, entrou no AR o Grupo Rádio Brasil PAPA DELTA. No início, infelizmente, muitos operadores que pertenciam a Grupos internacionais, viram as costas para aquele que grupo que nascia para mostra que no Brasil, não éramos apenas divulgador de Grupos internacionais.

Após uns 3 anos no AR, e por motivo de deslocamentos de minha sede (Rio de Janeiro), cumprindo movimentações da Marinha do Brasil, que por 30 anos tive a honra de servir, o Papa Delta, deixou de fazer suas transmissões, ficando em nosso memória, aqueles momentos vividos por mais de 100 integrantes.

Em Janeiro de 2020, passados 22 anos, nasceu dentro deste Radioamador dexista, Classe A, PY1PDF Jacson, com os seguintes DXCC em currículo, 10, 15 e 20 metros, confirmados no LOTW, a vontade de retornar aos 11 metros. Mas eu precisava de alguém para me aconselhar se era viável. Então fui até o PQ2RBD, Radioamador classe A e Operador da Faixa do Cidadão, residente em Gurupi, Tocantins. Após a nossa conversar, no dia 1º de Março de 2020, o Grupo Rádio Brasil PAPA DELTA, retornou suas transmissões pela frequência de 27,765 Mhz em USB.

Hoje, passados 3 meses, já contabilizamos 148 integrantes do Grupo, 15 estados brasileiros já representados mais o Distrito Federal e 100 municípios com integrantes do Grupo.

Para comemorar a Volta do PAPA DELTA e para sermos incluídos no mundo da Internet, na sexta-feira, dia 19/06/2020, entrou no AR o nosso site: http://papadelta.com.br. A os poucos, vamos municiando ele através do FÓRUM, que por sinal, está aberto para os Operadores da Faixa do Cidadão, Radioamadores, Radioescutas e Radioescotismo. Para acessa o FÓRUM e fazer suas publicações, basta fazer um registro de senha. É importante frisar que a senha deverá ter 12 caracteres, sendo pelo menos um maiúsculo, um minúsculo e um numeral. Exemplo: Geladeira2020. Acesse o nosso site, e através do FALE CONOSCO, solicite sua integração ao Grupo PAPA DELTA, enviando: Nome completo, indicativo (se tiver), cidade, Estado e se sua estação de 11 metros tenha algum nome, também envie. Estaremos retornando o número sequencial através de uma BANNER de sua estação e um CREDENCIAL assinada por mim

OS BONS TEMPOS ESTÃO DE VOLTA - SEJA UMA PAPA DELTA.

FRANCISCO JACSON DOS SANTOS
PY1PDF/PX1I2085/PY1346SWL/PT1183

Radioamadores participam de concurso na Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal
De 29 de junho a 1º de julho, a Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal, com o apoio do Comando do 3º Distrito Naval, recebeu o grupo de radioamadores “Grupo Aroeira de DX” para participação no concurso Batalha Naval do Riachuelo, competição nacional que tem como objetivo a capacitação dos Aspirantes do Grêmio de Comunicações da Escola Naval e a confraternização dos radioamadores brasileiros.