Forum

You need to log in to create posts and topics.

A palavra “DX” originalmente significa distância, distante.

Diferentemente do radioamadorismo - onde o termo é utilizado para definir contato (bi-lateral ou multilateral) a longas distâncias - para aqueles usam seus receptores com objetivo único de caçar e ouvir sinais distantes e difíceis (não estabelecendo, portanto, nenhum tipo de contato por meio do rádio) a significante DX tem contornos próprios e até diferenciados, sem que sua essência de “distância, distante” tenha sofrido alterações.

Assim, “DX” significa Dexismo (Dxismo), sendo o Dexismo assim definido: Arte de se escutar transmissões de sinais longínquos, provenientes de regiões distantes (milhares de quilômetros), fora das áreas de cobertura projetadas pelas emissoras e preferencialmente de potências reduzidas.

Os Dexistas são os caçadores destes sinais. Majoritariamente se concentram na busca de emissoras de radiodifusão oficial seja em Ondas Médias, Ondas Curtas, Freqüência Modulada ou Televisão destinadas ao público em geral, havendo também outro considerável contingente deles que buscam emissoras clandestinas, piratas, radioamadoristicas, ou utilitárias prestadoras de serviços com as mesmas características.

Em outras palavras, o dexismo é a arte de se caçar sinais de rádio que em condições normais não poderiam ser ouvidos em sua região, sem a experiência, a paciência, a perseverança e as técnicas de seu praticante: o dexista.

Nessa perspectiva, podemos dizer que diferentemente do Shortwave Listener (SWL), que tem na programação da emissora sua motivação principal, para o Dexista os programas são de interesse secundário, visto que seu foco está concentrado em vencer o desafio de caçar e ouvir uma emissora de difícil captação.

Quer entrar no mundo do DX, Dexismo, então continue lendo essa  importante matéria no site do DX Clube Sem Fronteiras;

https://www.dxclubesemfronteiras.com/termo_dx.html

Radioamadores participam de concurso na Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal
De 29 de junho a 1º de julho, a Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal, com o apoio do Comando do 3º Distrito Naval, recebeu o grupo de radioamadores “Grupo Aroeira de DX” para participação no concurso Batalha Naval do Riachuelo, competição nacional que tem como objetivo a capacitação dos Aspirantes do Grêmio de Comunicações da Escola Naval e a confraternização dos radioamadores brasileiros.